SE LIGA, UAI

Conheça alguns atalhos úteis com o botão direito do mouse

Até o mundo do Mac aprendeu a apreciar as utilidades do botão direito do mouse, apesar das restrições iniciais do sistema da maçã.

No Windows, o botão direito sempre foi uma mão na roda para acessar menus e opções de configuração. No entanto, há diversos atalhos que não são de conhecimento geral e que oferecem mais produtividade, especialmente para complementar a interface modificada que surgiu com o Windows 8.

Selecionamos quatro truques legais para explorar o botão direito do mouse. As dicas são para Windows 8 e 8.1, mas algumas funcionam também em versões anteriores do sistema.

Copie ou mova rápido

Ao arrastar um arquivo de uma pasta ou um drive para outro, o Windows move esse conteúdo. Mas, é possível fazer uma cópia ou até escolher só posteriormente a operação. Para isso, basta usar o botão direito do mouse para fazer a tarefa de arrastar e soltar. Surgirá um menu que permite a opção entre as operações de copiar, mover ou criar um atalho para os arquivos arrastados. Quem tem aplicativos de compactação que interagem com o Windows Explorer, como o 7-Zip (abr.ai/7-zip), pode ainda criar um arquivo comprimido com o conteúdo arrastado.

Controles com dois cliques

Um dos menus mais úteis do Windows fica escondidinho. Basta clicar com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo da tela (ou no botão Iniciar, do Windows 8.1) para acessá-lo. Ele permite abrir rapidamente vários utilitários importantes do sistema. Entre eles estão o Painel de Controle, a linha de comando do sistema, os ajustes de energia e o gerenciador de tarefas do Windows. Esse menu também pode ser acessado pelo teclado, pressionando o botão Windows + X.

O poder do Shift

Quem copia e move arquivos com frequência certamente está sempre com o Windows Explorer aberto. Um truque pouco conhecido desse programa envolve a tecla Shift. Basta segurar essa tecla e clicar em um arquivo ou em uma pasta com o botão direito do mouse. Surgem novas opções no menu, além das normais do Windows Explorer. Ao clicar num arquivo, uma das opções diferentes é a Copiar Como Caminho. Ela não coloca na Área de Transferência o próprio arquivo, mas o atalho completo dele (por exemplo, “C:\Windows\write.exe”). É útil durante a configuração de aplicativos, para evitar a digitação de um atalho completo muito longo. Ao clicar com o botão direito numa área vazia do Windows Explorer, ao lado direito da janela, usando esse truque, também surge a opção Abrir Linha de Comando Aqui, que, como o nome indica, abre o utilitário de linha de comando naquela pasta mostrada no Explorer.

Recentes à mão

Precisa abrir um documento ou planilha recente? Não é necessário usar os menus do próprio aplicativo para isso. Basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do programa na Barra de Tarefas do Windows. Praticamente todos os programas mostram os arquivos carregados recentemente, mas outros exibem atalhos úteis. O Chrome, por exemplo, lista os sites mais visitados. O Windows Explorer segue a mesma linha, exibindo as pastas mais acessadas.

comentários

Scroll To Top